Pilotos leais ao governante da Líbia, Muamar Kadafi, lançaram uma contraofensiva aérea em território controlado pelos insurgentes no leste do país, de acordo com comandantes militares amotinados em Benghazi, segunda maior cidade líbia. A cidade de Ras Lanuf, que fica na metade do caminho entre a capital Trípoli e Benghazi, foi retomada por forças leais a Kadafi, segundo um oficial militar rebelado.
A aviação militar de Kadafi tentou bombardear Benghazi hoje, mas foi repelida por baterias antiaéreas dos insurgentes e forçada a se retirar, disse o coronel Tareq Saad Hussein, um dos militares amotinados do comitê de assuntos de defesa em Benghazi. “Eu espero um outro ataque com um número maior de aviões, mas isso não me preocupa, tudo aqui está sob controle”, afirmou.
Os aviões de Kadafi voltaram para o oeste da Líbia, mas antes jogaram suas bombas em Ajdabiya, uma cidade controlada pelos insurgentes, cerca de 200 quilômetros distante de Benghazi. Os aviões bombardearam depósitos de munições, afirmou Hussein. Não existem informações sobre vítimas.
Hussein disse que a cidade de Ras Lanuf, que havia sido tomada pelos insurgentes no final da semana passada, foi reconquistada por cerca de 150 soldados leais a Kadafi ontem. Ras Lanuf tem uma refinaria de petróleo.
Cerca de 3 mil combatentes leais a Kadafi partiram da fortaleza de Sebha, no deserto, para reforçar a guarnição de Sirte, que é a cidade natal do governante líbio e fica na metade do caminho entre a capital Trípoli e a sede dos insurgentes, Benghazi. As informações são da Dow Jones.