A morte de Yacou Sanogo, 18 anos, entregador de pizza que fugia de uma blitz policial, provocou novos confrontos na madrugada de hoje em Bagnolet, no Departamento de Seine-Saint-Denis, na periferia de Paris. Um ônibus turístico e pelo menos meia dúzia de veículos foram incendiados por jovens, que também lançaram pedras contra a polícia. Na madrugada de ontem, cerca de 40 jovens lançaram coquetéis molotov, atiraram contra policiais, queimaram 29 carros e quebraram as janelas de uma escola e de uma loja. Uma pessoa foi presa.
Para fugir de uma blitz policial, Sanogo acelerou sua moto e se chocou contra um muro. A morte ocorreu na noite de domingo em Bagnolet, cidade de 34 mil habitantes a leste de Paris. Sanogo chegou a ser atendido em um pronto-socorro, mas não resistiu a um “traumatismo torácico profundo”, conforme detalhou, em entrevista, o procurador do caso, Philibert Demory.
A confirmação da morte – e a incerteza sobre suas circunstâncias – detonou a violência na região, situada no mesmo departamento onde ocorreram rebeliões em 2005 e 2006. Jovens depredaram tudo o que viram pela frente: abrigos de ônibus, telefones públicos e placas de sinalização. A polícia respondeu com balas de borracha e bombas de efeito moral. Apesar da violência, o Ministério do Interior disse que não houve feridos.