O ex-senador e ex-candidato presidencial democrata George McGovern, que perdeu em 1972 para o republicano Richard Nixon, morreu nas primeiras horas de hoje, aos 90 anos.
A família disse em um comunicado que o líder liberal faleceu logo pela manhã no hospital de Dougherty, em Sioux Falls, na Dakota do Sul, cercado pela família e por amigos.
McGovern foi hospitalizado várias vezes no ano passado após reclamar de cansaço depois de uma turnê para divulgação de um livro, uma queda antes de uma participação na TV e tonturas.
“Temos a sorte de que nosso pai vivesse uma vida prolongada, bem sucedida e útil, durante a qual defendeu os famintos, foi uma voz progressista para milhões e lutou pela paz”, afirma o comunicado.
“Ele continuou pronunciando discursos, escrevendo e aconselhando a todos (…) antes e depois de cumprir seus 90 anos, que celebrou este verão”, acrescenta o comunicado.
Segundo a família, os funerais acontecerão em Sioux Falls, mas a data não foi divulgada.
Além de senador, McGovern foi embaixador dos Estados Unidos no braço para Alimentação e Agricultura (FAO) da ONU em Roma, entre 1998 e 2001.