Morre ex-primeiro-ministro russo Viktor Chernomyrdin

Viktor Chernomyrdin, primeiro-ministro da Rússia durante os turbulentos anos 1990, quando o país abandonava o comunismo e desenvolvia uma economia de mercado, morreu hoje aos 72 anos. Não foi revelada a causa da morte, mas o político havia emagrecido nos últimos anos por estar doente.

O Kremlin informou que o presidente russo, Dmitry Medvedev, enviou seus pêsames à família e aos amigos de Chernomyrdin. Antes de assumir como premiê, Chernomyrdin comandou o Ministério de Petróleo e Gás da União Soviética, nos anos 1980. Atuou ainda como primeiro chairman da recém-criada estatal de gás Gazprom, entre 1989 e 1992.

Chernomyrdin foi apontado como primeiro-ministro pelo então presidente Boris Yeltsin, em 1992, e manteve o posto até a crise financeira de 1998, quando a Rússia entrou em falência e desvalorizou sua moeda. Vladimir Putin se tornou então presidente, apontando Chernomyrdin como embaixador na Ucrânia em 2001, posto onde ele permaneceu até o ano passado.

Chernomyrdin era bastante querido entre os russos por suas expressões divertidas, muitas vezes desrespeitando as normas gramaticais. Seu comentário afirmando que “nós queríamos o melhor, mas o final foi o de sempre” tornou-se parte da cultura nacional. Ele deixa dois filhos e quatro netos. A mulher dele havia morrido mais cedo neste ano. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna