O ex-secretário de Estado dos EUA Lawrence S. Eagleburger morreu hoje (4), aos 80 anos. Ele dirigiu o Departamento de Estado, do qual era funcionário de carreira, por cinco meses em 1992 sob a administração George H.W. Bush.

continua após a publicidade

“Com a morte do ex-secretário de Estado Lawrence Eagleburger nossa nação perde um notável diplomata e servidor público”, afirmou o presidente dos EUA, Barack Obama, por meio de nota divulgada pela Casa Branca. “Após mais de quatro décadas de serviço, primeiro no Exército e depois como funcionário dedicado do Departamento de Estado, Lawrence Eagleburger devotou sua vida à segurança da nação e ao fortalecimento de nosso laços com aliados e parceiros”, continua a nota.

A atual secretária de Estado, Hillary Clinton, disse que sua morte “é uma perda para a América.” Já o ex-presidente Bush (pai) disse em nota que Eagleburger “foi um dos mais respeitados diplomatas que o Departamento já produziu”. Ele lembrou que durante os tensos momentos durante a Guerra do Golfo, quando Saddam Hussein atacou Israel com mísseis scud, o ex-secretário foi enviado para aquele país para preservar a coalizão contra o Iraque.

Depois de se aposentar do serviço público, em 1984, Eagleburger formou uma empresa de consultoria com Henry Kissinger, outro ex-secretário de Estado. Depois, foi convencido a retornar à atividade pelo primeiro presidente Bush. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade