Podgorica, 15 (AE) – Os eleitores de Montenegro votam para escolher um presidente neste domingo. O ex-primeiro-ministro Milo Djukanovic é visto como favorito, após seu partido desafiar a Rússia e levar o pequeno país dos Bálcãs à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no ano passado.

continua após a publicidade

A votação é a primeira desde que Montenegro entrou na Otan e é vista como um teste para Djukanovic, que defende a integração europeia, em vez de laços mais próximos com Moscou, um aliado tradicional.

continua após a publicidade

Djukanovic, o político mais importante de Montenegro, e seu Partido Democrático dos Socialistas comandam o país há quase 30 anos. O presidente Filip Vujanovic, da mesma sigla, não pode concorrer devido ao limite de mandatos. Vujanovic está no poder desde 2006.

continua após a publicidade

Cerca de 530 mil eleitores podem participar da disputa, nesta nação do Mar Adriático que foi parte da Iugoslávia. O principal nome da oposição é Mladen Bojanic, com o apoio de vários grupos, entre eles os favoráveis a uma maior aproximação com a Rússia.

As pesquisas sugerem que Djukanovic, de 56 anos, pode obter mais de 50% dos votos e evitar um segundo turno. Bojanic, por sua vez, descreve o rival como um “autocrata que leva Montenegro a uma ditadura”. Fonte: Associated Press.