As primeiras parciais da apuração das eleições presidenciais iranianas mostravam o candidato Hasan Rowhani, relativamente moderado, com uma vantagem considerável em relação a seus adversários, informou o ministro de Interior do Irã, Mostafa Mohammad Najjar, na manhã de sábado, no horário local (noite de sexta-feira em Brasília).
De 1,8 milhão de votos contabilizados até o momento, Rowhani tem 45,8% da preferência dos eleitores, detalhou Solat Mortazavi, diretor do departamento eleitoral do Ministério de Interior.
Em segundo lugar vinha o prefeito de Teerã, Mohammad Bagher Qalibaf, com 17,6% dos votos, seguido pelo negociador nuclear Saeed Jalili, com 14,1%. Os outros três candidatos na disputa vinham bem atrás.
Ainda não se sabe quando será conhecido o resultado final. O Irã tem mais de 50 milhões de eleitores e o índice de comparecimento às urnas foi elevado. O jornal conservador Kayhan calculou a participação em 75% dos eleitores registrados.
Rowhani obteve, às vésperas da votação, o apoio unificado dos ex-presidentes reformistas Akbar Hashemi Rafsanjani e Mohammad Khatami e, aparentemente, conseguiu dissuadir essa fatia do eleitorado de boicotar o pleito. Fonte: Associated Press.