O ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, disse nas primeiras horas desta quinta-feira que as questões sobre a dívida pendente devem ser resolvidas referindo-se a um resgate de ? 130 bilhões (US$ 172 bilhões) que está sendo negociado com os credores internacionais, mas a Grécia espera fechar um acordo durante a reunião dos ministros de Finanças da zona do euro que se realiza hoje em Bruxelas. “Eu vim para Bruxelas com a esperança de que a reunião do grupo do euro tome uma decisão positiva para o programa”, disse Venizelos.
Falando a repórteres após cinco horas de uma longa reunião com uma delegação de europeus e funcionários do Fundo Monetário Internacional (FMI), o ministro acrescentou: “Restam questões que precisam ser esclarecidas por ocasião da reunião do grupo do euro”.
Os ministros das Finanças do grupo do euro – os 17 países que usam a moeda comum – devem iniciar a reunião às 15 horas desta quinta-feira, no horário de Brasília, para discutir os termos do resgate grego.
As conversações sobre o acordo do empréstimo vem se arrastando há algumas semanas, em difíceis negociações entre a Grécia, a Comissão Europeia, o FMI e o Banco Central Europeu, marcadas por vários atrasos e não cumprimento de prazos.
Em mais outro adiamento, ontem, os líderes dos três partidos políticos que compõem o governo de coalizão da Grécia concordaram com a maioria das demandas dos credores, mas não conseguiram resolver uma disputa sobre os cortes nas pensões, as quais levaram um déficit de ? 300 milhões às metas de orçamento do país. As informações são da Dow Jones.