O ministro da Justiça do Reino Unido, Jack Straw, disse hoje que acredita que a eleição geral no país vai acontecer em cerca de 16 semanas.
Em entrevista à TV Sky News, Straw explicou porque se opôs ao pedido de dois legisladores trabalhistas para a realização de uma votação secreta sobre a liderança do primeiro-ministro Gordon Brown. Straw disse que a proposta não conquistou amplo apoio entre os legisladores trabalhistas e que espera que o caso esteja encerrado. “Em 16 semanas, acredito, antes da eleição geral”, emendou ele, acrescentando que o partido precisa se unir e vencer os conservadores.
Pressionado após o comentário, Straw disse que a eleição “poderia” acontecer até junho. A última data possível para a eleição geral é 3 de junho. Porém, a data preferida atualmente é 16 de maio, quando também haverá eleições locais em boa parte do país. De acordo com a afirmação de Straw, o pleito seria em 28 de abril.
Straw é um dos integrantes mais importantes do governo e é um dos poucos legisladores trabalhistas a permanecer no gabinete desde que o partido chegou ao poder em 1997.
Ele disse que o pedido de dois ex-ministros, Geoff Hoon e Patricia Hewitt, para a realização de uma votação secreta sobre a liderança de Brown foi “uma distração”. Straw afirmou que, para ele e para a maioria dos integrantes do Partido Trabalhista, “está claro que Gordon Brown é o homem que nos lidera”.