Ministro israelense critica venda russa de armas à Síria

O Ministro de Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, criticou a Rússia por fornecer armas à Síria. “A venda destas armas não contribui para um ambiente de paz,” afirmou Liberman numa entrevista na rádio israelense.

A crítica vem poucos dias depois de um militar russo do alto-escalão anunciar a venda à Siria de aviões-caça Mig-29, do sistema de defesa antiaéreo Pantsir e de veículos blindados de combate.

Lieberman insistiu que o regime de Bashir al-Assad não quer paz e descreveu como “ingênua” qualquer esperança de que o país vizinho corte relações com o Irã e o Hezbollah se Israel devolver as Colinas de Golã, ocupadas depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Lieberman também criticou a postura “hipócrita” russa em relação ao terrorismo, depois que o Presidente Dmitri Medved fez uma reunião com o líder exilado do Hamas, Khaled Meshaal, durante uma visita recente em Damasco.

Medved também seguiu o exemplo do presidente turco, Abdullah Gul, e pediu a inclusão do Hamas em negociações de paz com Israel.

“As políticas russa, egípcia e turca diferenciam o terrorismo “bom”, que tem Israel como alvo, do terrorismo “mau”, que tem outros alvos,” disse Lieberman.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo