As forças de segurança do Quênia estão perto de acabar com o atentado ao shopping Westgate, em Nairóbi, capital do Quênia, segundo o Ministro do Interior, Joseph Ole Lenku. Militantes islamitas ainda estão no prédio, mas o Exército e a polícia cercaram o local, impedindo qualquer rota de fuga.

continua após a publicidade

“Acreditamos que a operação deve acabar logo”, disse Lenku em uma coletiva de imprensa. “Estamos no controle de todos os pisos, os terroristas estão fugindo e se escondendo em alguns andares… Não há espaço para fuga”.

Pelo menos dois atiradores foram mortos durante a operação dos agentes de segurança nesta segunda-feira e “vários” ficaram feridos, disse o ministro.

O grupo de insurgentes somalis Shebab, ligado à Al-Qaeda, assumiu a responsabilidade pelo ataque no shopping, que começou no sábado. Mas o chefe do Exército do Quênia, Julius Karangi, disse que os atiradores têm diferentes nacionalidades, sem dar mais detalhes.

continua após a publicidade

“Eles vem de diferentes países. Nós tempos dados suficientes de que isso é um ato de terrorismo internacional.”

Alguns combatentes estrangeiros, incluindo somalis com dupla nacionalidade, são membros das forças do Shebab.

continua após a publicidade

Ao contrário de alguns rumores, Lenku negou que qualquer rebelde seja do sexo feminino. “Não há mulheres, todos os terroristas são mulheres. Alguns se vestiram como mulheres”, afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.