O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, deve se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta quinta-feira em Washington, segundo uma graduada fonte do Ministério das Finanças do país europeu.

continua após a publicidade

“Varoufakis participará das celebrações do Dia da Independência da Grécia na Casa Branca, onde terá um encontro privado com o presidente dos EUA”, afirmou a fonte. A reunião acontece no momento em que o governo liderado pelo partido Syriza, que chegou ao poder em janeiro, realiza negociações com credores internacionais. Até agora, as conversas têm evoluído lentamente.

A Grécia precisa de um acordo para assegurar bilhões de euros em um pacote de ajuda, para evitar um default e o risco de ter de deixar a zona do euro. Os credores do país desejam, porém, mais cortes nas pensões e aumentos de impostos, em um país que vem de anos de medidas duras de austeridade, o que poderia gerar divisões no governo do premiê esquerdista Alexis Tsipras, eleito em janeiro com uma plataforma contrária à austeridade.

O ministro das Finanças da Grécia, bem como o presidente do Banco Central do país, Yannis Stournaras, estarão em Washington para participar dos encontros do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

continua após a publicidade

Mais cedo na quinta-feira, Varoufakis deve falar em conferência organizada pelo Brookings Institution. O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, deve falar no mesmo evento, também na quinta. Varoufakis deve ainda se reunir com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi. Fonte: Dow Jones Newswires.