O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse nesta quarta-feira que a Europa como um todo perderá, se a Grécia deixar o euro. “Eu não sei o que significaria para a Europa se não pudermos resolver nossos problemas com as ferramentas disponíveis”, disse a autoridade durante uma conferência em Lisboa.

continua após a publicidade

“Se a Grécia deixar a zona do euro, não haverá vencedores”, disse ele em entrevista coletiva. Steinmeier notou, porém, que Berlim defende uma solução para a Grécia, mas o país “precisa fazer a sua parte”.

Steinmeier lembrou que se reuniu recentemente com o premiê grego, Alexis Tsipras, que está ciente dos perigos para o país, caso saia da zona do euro. Ele apontou, porém, que não está claro se Tsipras tinha maioria em seu próprio partido.

O ministro disse que um referendo para decidir se a Grécia deseja fazer o necessário para ficar na zona do euro não seria algo eficaz, já que o Parlamento tem ainda a última palavra para aprovar qualquer plano.

continua após a publicidade

O ministro das Relações Exteriores de Portugal, Rui Machete, também advertiu que o projeto da UE seria golpeado, caso a Grécia abandonasse a moeda. O governo português tem sido um duro crítico do comportamento do governo da Grécia, dizendo que austeridade é necessária para o país ser disciplinado na área fiscal. Comentários recentes de autoridades portuguesas sugerem ainda que Portugal está preocupado com o impacto político de uma saída grega do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.