mundo

Ministro britânico do Brexit é pressionado em sabatina na Câmara dos Comuns

O ministro britânico para as negociações do Brexit, David Davis, enfrentou uma sabatina na Câmara dos Comuns do Reino Unido nesta terça-feira, quando os legisladores desafiaram os planos do governo para intensificar as negociações com a União Europeia em torno da saída britânica do bloco comum.

Davis descreveu a posição do Reino Unido como “flexível e pragmática” nas negociações e disse que sua mensagem para a Comissão Europeia foi “colocar as pessoas acima do processo”. O ministro afirmou que “as empresas e os cidadãos de ambos os lados querem que o processo avance rapidamente para que possamos discutir a futura parceria e queremos que isso aconteça após a reunião do Conselho Europeu, em outubro, se possível”.

O Reino Unido deseja que as outras 27 nações da UE comecem a negociar uma relação futura, que inclua um acordo de livre comércio entre as duas partes até o outono no Hemisfério Norte. A UE comenta que essas negociações não podem ter início até que haja progresso suficiente em três questões iniciais: quanto o Reino Unido terá que pagar ao deixar o bloco; se as verificações de segurança e os direitos aduaneiros serão instituídos na fronteira irlandesa; e o estatuto dos cidadãos da UE que vivem em solo britânico. Bruxelas expressou frustração no decorrer das negociações.

Como Davis argumentou que havia sido feito progresso nos direitos dos cidadãos, na questão financeira e no impasse Irlanda-Irlanda do Norte, a Câmara dos Comuns o pressionou ainda mais. “Ninguém jamais fingiu que isso seria simples ou fácil”, disse. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo