A Alemanha e a Itália estão perto de firmar um acordo para impedir imigrantes ilegais de viajar entre os dois países, segundo afirmou nesta quinta-feira o ministro do Interior alemão, Horst Seehofer. Se confirmado o trato, o social-cristão estará cumprindo um compromisso assumido por ele próprio que desencadeou uma crise interna na coalizão do governo da chanceler Angela Merkel na primeira metade do ano.

continua após a publicidade

Seehofer disse ter chegado a um entendimento com o seu homólogo no gabinete em Roma, Matteo Salvini, para que autoridades alemãs impeçam a entrada no país de qualquer requerente de asilo que já tenha pedido esse acolhimento na Itália. Em troca, a Alemanha teria que receber imigrantes registrados na Itália em número igual ao de rejeitados nas fronteiras alemãs.

continua após a publicidade

“Faltam apenas a minha assinatura e a do meu colega italiano”, afirmou o ministro do Interior ao Parlamento alemão. “Para economizar custos de viagem, trocaremos os papéis, de forma que isso pode demorar alguns dias. (Mas) trata-se de um sucesso.” (Dow Jones Newswires)