Ministra da Áustria defende que Grécia continue no euro

Os ministros das finanças da União Europeia concordam que a Grécia continue dentro da zona do euro, mas o país deve seguir as condições de seu novo pacote de resgate, disse neste domingo a ministra das Finanças da Áustria, Maria Fekter.

Em entrevista à televisão austríaca, ela foi questionada se os ministros das finanças devem aprovar o segundo pacote de ajuda à Grécia em seu encontro de amanhã em Bruxelas. “Não vejo apoio da maioria para outro caminho”, respondeu, acrescentando que os países da zona do euro vão ajudar a Grécia a ficar na zona do euro se o país quiser, acrescentou.

A alternativa a um novo pacote – a saída da zona do euro – custaria “muito”, alertou Fekter, dizendo que seria mais difícil dominar a dívida grega com o uso da antiga moeda do país, o dracma. Ela também insistiu que a Grécia deve cumprir as condições necessárias para receber o pacote de ? 130 bilhões de euros. “Não há alternativa” para a Grécia impulsionar sua competitividade, afirmou.

Fekter espera que haja muitas discussões amanhã sobre o mecanismo usado para analisar o progresso da Grécia no cumprimento de suas reformas. Os ministros vão discutir se os credores internacionais do país – o Fundo Monetário Internacional, a União Europeia e o Banco Central Europeu – devem continuar a analisar essas reformas ou se um novo mecanismo deve ser criado. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo