O primeiro ministro britânico, David Cameron, enviou centenas de tropas para o norte da Inglaterra, no domingo, para ajudar os moradores e trabalhadores de emergência a combater a elevação das águas do rio que inundou vilas e cidades, depois de semanas de chuva pesada.

continua após a publicidade

Cameron disse que a inundação é “sem precedentes” e prometeu fazer todo o possível para proteger as pessoas e os seus bens. O dano se espalhou por cidades principais, como York, Leeds e Manchester. Ele disse que os sistemas de proteção e planos de contingência serão revistos, porque a frequência de eventos climáticos extremos parece estar aumentando.

Semanas de chuvas persistentes saturaram o solo e fizeram com que os rios atingissem níveis recordes, deixando faixas inteiras do norte da Inglaterra e partes menores do País de Gales e Escócia vulneráveis.

Não houve nenhuma morte ou ferimentos graves, mas centenas de pessoas foram evacuadas de casas e apartamentos em York, 200 milhas (320 quilômetros) ao norte de Londres, onde 3.500 propriedades são consideradas sob risco.

continua após a publicidade

Os sistemas de proteção contra inundações colocados em prática nos últimos anos foram incapazes de lidar com os níveis recordes dos rios, disse a secretário do Meio Ambiente, Liz Truss.

Várias centenas de pessoas tinham sido evacuadas no dia anterior nas regiões de West Yorkshire e Lancashire.

continua após a publicidade