Combatentes do Iêmen aliados com coalizão militar da Arábia Saudita capturaram a província estratégica de Shabwa e reconquistou partes da cidade de Taiz neste fim de semana, estendendo uma série de vitórias em uma batalha de longos meses para expulsar os rebeldes houthis do Iêmen.

continua após a publicidade

Os militantes houthis se retiraram do sul da província de Shabwa impugnada no sábado no âmbito de um acordo formal com as tribos e as autoridades locais, disse uma autoridade dos rebeldes, permitindo que as forças aliadas sauditas tomassem o poder.

Os houthis se retiraram com a condição de que a Al-Qaeda e os militantes filiados ao Estado Islâmico não avançassem na província, disse a autoridade.

Braço local da Al-Qaeda, a Al-Qaeda na Península Arábica, controla partes do país. O Estado Islâmico tem pelo menos dois ramos nascentes que operam no Iêmen, e reivindicou uma série de ataques recentes com carros-bomba na capital, Sanaa.

continua após a publicidade

A perda de Shabwa representa um grande revés para os esforços dos houthis em manter o controle do território. Os houthis, no entanto, ainda controlam a maior parte das principais cidades do Iêmen, incluindo Sanaa.

Líderes dos rebeldes caracterizam a sua propagação pelo sul do país como uma tentativa de livrar a área de extremistas islâmicos. Mas os seus adversários considerarem o pedido de pretexto para expandir seu território.

continua após a publicidade

Neste domingo, as forças iemenitas lutaram com a Resistência Popular – um grupo aliado com a Arábia Saudita – e também estavam reconquistando partes de Taiz, uma cidade estratégica do sul que foi capturada pelos houthis em março.

As forças aliadas tomaram o controle do gabinete do governador e de outros edifícios governamentais, de acordo com autoridades iemenitas, embora eles disseram que os rebeldes ainda controlavam uma série de bairros e postos militares. Fonte: Dow Jones Newswires.