Militantes do Taleban matam 11 policiais afegãos

Militantes do Taleban atacaram um posto de controle, 25 quilômetros ao norte de Kandahar, e mataram 11 policiais afegãos. Um policial ficou gravemente ferido. O ataque aconteceu quando os policiais dormiam. Os milicianos aparentemente realizaram a ação pouco depois da meia-noite.

Segundo o policial Mohammad Rauf, inicialmente foi morto um policial que deveria estar de guarda, mas provavelmente dormia. Em seguida, os militantes entraram no local e atacaram os policiais, que dormiam sobre colchões e mantas.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, no ano passado, 925 policiais afegãos foram mortos por extremistas. O número é superior a 10% das 8 mil mortes causadas pelos talebans. A polícia é um alvo atrativo para os insurgentes. Seus membros têm menos treinamento que o Exército e as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Além disso, trabalham muitas vezes em contingentes pequenos, em áreas remotas do país.

Os membros do Taleban sofrem geralmente grandes perdas quando confrontam as forças dos Estados Unidos ou seus aliados, no país desde a invasão em 2001. Além disso, também diminuíram os ataques da milícia ao Exército afegão, cada vez melhor organizado. O Otan informou, porém, que dois de seus soldados morreram e outros dois ficaram feridos ontem em um ataque com explosivos, no sul do país.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo