Quatro ou cinco militantes do Taleban estavam disparando nesta terça-feira de vários andares de um prédio em Cabul, em um ataque contra alvos como a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na capital do Afeganistão, informou a polícia. Segundo o chefe de investigações criminais da polícia, Mohammad Zahir, o confronto está em andamento e os militantes possuem morteiros, foguetes e outras armas de fogo.
As forças de segurança afegãs reagiam ao ataque. A sede da Otan em Cabul fica perto da embaixada dos Estados Unidos na cidade. O Taleban reivindicou o ataque e informou que tinha vários alvos. Segundo um repórter da France Presse, o ataque começou com uma ação suicida contra prédios da inteligência local e estrangeira.
A ação é uma lembrança da instabilidade que continua a afetar o Afeganistão, após quase uma década da invasão dos EUA que derrubou o Taleban, depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.
A polícia informou que homens armados estavam disparando de um edifício alto em construção na praça Abdul Haq, que fica a cerca de 300 metros da embaixada norte-americana. Há várias outras missões estrangeiras na área.
Pelo menos um foguete caiu no prédio da Tolo TV, uma emissora privada, e outro perto de uma minivan que levava crianças para a escola. Pelo menos quatro afegãos se feriram, segundo repórteres da Associated Press no local. Um porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid, disse que havia suicidas atacando soldados afegãos e estrangeiros na área. Segundo ele, suicidas atacavam os escritórios do serviço de inteligência afegão. Há relatos sobre crianças feridas que foram retiradas após serem atingidas por um foguete, disseram testemunhas.
O Taleban lidera uma violenta insurgência no Afeganistão. Há atualmente cerca de 140 mil soldados estrangeiros no país. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.