Milhares de pessoas estão reunidas hoje nas proximidades do Congresso paraguaio, na capital Assunção, horas antes do julgamento do processo de impeachment contra o presidente Fernando Lugo “por mau desempenho das funções”.
De acordo com os meios de comunicação paraguaios, uma multidão já ficou de vigília de ontem para hoje no local. O jornal “ABC Color”, citando fontes policiais, aponta uma cifra de 2.800 camponeses. Ainda de acordo com o diário, efetivos policiais já foram deslocados para a praça para fazer a vigilância durante o julgamento, previsto para o início desta tarde.
Ontem, o Congresso paraguaio aprovou a abertura do processo, que terá conclusão ainda hoje, após uma exposição de duas horas de Lugo. Assessores do presidente já afirmaram que o presidente deve entrar com uma ação de inconstitucionalidade contra processo, que não teria dado amplas garantias de defesa ao presidente, segundo aliados de Lugo.
Segundo a agência estatal de notícias paraguaia, IP Paraguai, a multidão reunida é composta de cidadãos de vários “departamentos” do país. Ontem, representantes de movimentos sociais do país já havia advertido que haveria uma convocação geral dos militantes em apoio ao presidente.