Milhares protestam contra projeto de mina na China

Milhares de pessoas sitiaram nesta terça-feira um escritório do governo de uma cidade do sul da China e bloquearam uma estrada para exigir a suspensão de um projeto de mineração de carvão. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, que estavam na parte da estrada que passa pela cidade de Haimen, província de Guangdong.

Os manifestantes, que temem a poluição provocada pelo projeto, jogaram pedras, garrafas d’água e tijolos nos policiais, informou um dos manifestantes, um homem de 27 anos cujo sobrenome é Chen.

Trata-se do segundo grande protesto em duas semanas numa parte da costa sul da China, onde tem havido periódicos tumultos nos últimos anos, principalmente por causa de disputas de terras. Na maior parte da província de Guangdong os conflitos têm sido intensos pois a área está entre as mais desenvolvidas economicamente, o que provoca aumento dos preços de terras.

Em Wukan, vila ao sul de Haimen, os manifestantes expulsaram as autoridades locais da região há quase duas semanas por causa de disputas de terra. Manifestantes de Wukan, contatados por telefone nesta terça-feira, disseram que planejavam para quarta-feira uma grande marcha em direção ao prédio do governo.

Em Haimen, alguns manifestantes entraram em confronto com a polícia, o que deixou dezenas de feridos, dentre eles mulheres e policiais. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo