Milhares de pessoas protestam contra cortes em cidades da Espanha

Milhares de pessoas protestam hoje em várias cidades da Espanha contra as medidas de austeridade impulsionadas pelo governo de Mariano Rajoy para enfrentar a crise da dívida pública no país, um dos mais afetados da Europa.

O maior ato acontece na capital Madri. De acordo com o governo local, cerca de 6 mil manifestantes cercaram o Congresso, pedindo a saída do presidente de governo e a convocação de novas eleições parlamentares.

Os manifestantes gritavam contra o governo, pedindo a saída dos congressistas. “Fora! Fora! Eles não nos representam! Que sejam demitidos!”

Alguns grupos entraram em confronto com a tropa de choque da polícia. Pelo menos 20 pessoas foram presas e outras 13 ficaram feridas. Apesar do protesto, o Congresso funciona normalmente.

Devido ao ato, o governo espanhol deslocou 1.300 agentes para conter os ânimos dos militantes. Cerca de 300 manifestantes vieram de cidades do interior, como Valladolid, Murcia e Bilbao.

Os participantes do protesto dizem que o número pode ser maior, já que acusaram a polícia de deter ônibus de manifestantes. Os policiais responderam que apenas faziam vistoria aos ocupantes dos veículos.

Os atos também aconteceram em outras cidades do país. Em Barcelona, mais de 400 pessoas se reuniram em frente ao Parlamento local, em uma manifestação pacífica. Não há informações de confrontos com a polícia ou presos na ação.

Em Palma de Mallorca, outros 300 manifestantes protestavam em frente à representação do legislativo, também sem incidentes graves. A organização ainda programou atos no mesmo dia para Tenerife, Pamplona, Málaga, Sevilla, Valencia, Valladolid y Zaragoza, além das embaixadas em Paris, Berlim e Londres.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna