Milhares acompanham funeral de presidente polonês

Milhares de pessoas acompanharam neste domingo o funeral do presidente polonês Lech Kaczynski e de sua esposa, Maria, na Cracóvia, sul da Polônia. O presidente, a primeira-dama e outras 94 pessoas morreram em um acidente aéreo ocorrido há uma semana na Rússia.

Segundo estimativas da polícia polonesa, cerca de 150 mil pessoas estavam em Cracóvia e nas proximidades da cidade para acompanhar o funeral.

Os corpos de Lech e Maria Kaczynski chegaram à cidade no domingo de manhã, vindos de Varsóvia. Uma missa foi rezada na Basílica de Santa Maria e depois os corpos foram transportados pela cidade antiga em direção à catedral de Wawel, onde são sepultados monarcas, poetas e estadistas poloneses.

Alguns dos principais líderes globais não puderam comparecer ao funeral, depois que a erupção de um vulcão na Islândia provocou o fechamento dos principais aeroportos na Europa.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, seu colega francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, foram alguns dos líderes que não puderam comparecer à cerimônia.

“O povo francês estará com o povo polonês em pensamento”, disse Sarkozy em uma carta entregue ao presidente interino Bronislaw Komorowski.

O presidente russo, Dmitry Medvedev, conseguiu voar de Moscou até a Cracóvia. Sua presença foi vista como um sinal de relações cada vez mais estreitas entre os dois países, depois de séculos de desgastes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna