O presidente de Mianmar, Thein Sein, prometeu nesta segunda-feira libertar até o fim deste ano todos os prisioneiros políticos mantidos por seu governo.

continua após a publicidade

Segundo Sein, milhares de prisioneiros já foram libertados recentemente, à medida que o país realiza a transição de um regime militar para um governo civil, e uma comissão trabalha no momento nos casos daqueles que ainda não foram soltos.

“Asseguro a vocês que até o fim deste ano não haverá mais nenhum prisioneiro de consciência em Mianmar”, declarou Sein em Londres, pouco depois de uma reunião com o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron.

A promessa de Sein, um general da reserva que ainda mantêm estreitos vínculos com o exército birmanês, foi feita hoje durante sua primeira visita ao Reino Unido como presidente.

continua após a publicidade

Depois de décadas de um regime militar que governou Mianmar com mão de ferro, levando ao isolamento internacional do país asiático, Sein começou a implementar reformas nos últimos meses.

Thein Sein é o primeiro presidente de birmanês a visitar o Reino Unido em mais de 25 anos. Mianmar foi uma colônia britânica até 1948. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade