Um aviso de tempestade tropical estava vigente neste sábado para o sul da Península da Baixa Califórnia, na costa oeste do México, devido ao furacão Norma, que deve passar nas proximidades da região nos próximos dias.

continua após a publicidade

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que a tempestade era essencialmente estacionária pela manhã, mas a previsão era de que retomasse o movimento em direção ao norte, de maneira a se aproximar das águas a oeste da península no final de domingo ou no início da segunda-feira.

continua após a publicidade

O Norma tinha ventos máximos sustentados de 120 quilômetros por hora, logo acima do limite mínimo para um furacão da categoria 1. A tempestade estava 20 quilômetros ao sul de Cabo San Lucas.

continua após a publicidade

A região peninsular que abriga as cidades de Cabo San Lucas e San José del Cabo foi atingida há cerca de duas semanas pela tempestade tropical Lidia, que inundou ruas e casas e provocou a morte de menos quatro pessoas.

No Atlântico, o furacão José estava longe de áreas terrestres, no oceano, mas gerando poderosas ondas que o Centro de Furacões disse que estavam afetando as áreas costeiras de Bermudas, Bahamas, Porto Rico, Antilhas e sudeste dos Estados Unidos.

O furacão teve ventos máximos sustentados de 80 quilômetros por hora e estava localizado a cerca de 885 quilômetros ao sul-sudeste de Cape Hatteras, na Carolina do Norte, e estava indo na direção noroeste a 15 quilômetros por hora.

Fonte: Associated Press