A Polícia Federal do México capturou com sucesso o sogro e sucessor do suposto chefão do narcotráfico Edgar Valdez Villareal, conhecido como “La Barbie”, informou hoje o chefe do departamento antidrogas da corporação, Ramón Pequeño. Carlos Montemayor, apelidado “El Charro” (o bronco), foi detido ontem junto a dois supostos cúmplices e disse à polícia que uma facção do grupo de “La Barbie” foi responsável pelo sequestro e matança de 20 turistas no balneário de Acapulco, no Estado de Guerrero. “El Charro” disse que os turistas foram confundidos pelos traficantes com integrantes do cartel rival La Família.

continua após a publicidade

A captura de “El Charro” ocorreu após a troca de informações entre a polícia mexicana e a agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA). Pequeño disse que Montemayor “assumiu a liderança da organização criminosa por indicação de ‘La Barbie’, após esse último ter sido capturado em agosto.

“La Barbie” é originário do Texas (EUA) e é acusado no México por narcotráfico, sequestro e posse ilegal de armas, embora também enfrente processo de extradição aos EUA. “La Barbie” liderava uma facção que lutava pelo controle do cartel dos Beltrán-Leyva. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade