Pelo menos 120 toneladas de precursores químicos foram apreendidos no porto de Lázaro Cárdenas, no estado mexicano de Michoacán, informou a Marinha.
Denominada Monometilamina, a substância é utilizada na produção de drogas sintéticas que são proibidas no país. As autoridades informaram que o material foi encontrado em oito contêineres.
O carregamento, que vinha da China e tinha como destino a Guatemala, foi confiscado durante uma operação conjunta da Marinha com a Procuradoria Geral da República (PGR) e o Serviço de Administração Tributária (SAT), um órgão ligado ao Ministério da Fazenda.
Calcula-se que cinco operações realizadas neste mês tenham apreendido cerca de 674,7 de toneladas do material. Todos os carregamentos tinham como destino o porto guatemalteco de Quetzal.
Em 2011, foram confiscadas mais de 2 mil toneladas de substâncias químicas usadas na fabricação de metanfetamina, uma droga que é 10 vezes mais potente que a cocaína e cujo número de usuários vêm aumentando nos Estados Unidos por conta de seu baixo preço e alta potência.
Segundo a PGR, a maior parte das apreensões foram feitas em cargas trazidas da Ásia.(ANSA)