A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta sexta-feira que o voo MH17, da Malaysian Airlines, parece ter sido abatido. Merkel também pediu um cessar-fogo imediato na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, para esclarecer as causas do incidente.
Merkel disse que ela “não tinha clareza” sobre quem era culpado por abater o avião.
“Há muitos, muitos indícios de que estamos lidando com um avião abatido”, disse Merkel durante a sua coletiva de imprensa anual de verão. “Quem quer que seja deve ser levados à justiça. Para isso, precisamos de uma investigação independente”.
Merkel disse que os últimos acontecimentos ressaltaram a necessidade de uma solução política para o conflito na Ucrânia. A chanceler afirmou que a Rússia carrega responsabilidade por acontecimentos na Ucrânia, ressaltando que algumas armas de separatistas parecem ter vindo da Rússia.
Merkel declarou que a Rússia “deve fazer a sua parte para acalmar a situação”. Ela disse que continuará a lidar diretamente com o presidente russo, Vladimir Putin. Não vejo nenhuma maneira a não ser buscar negociações com o presidente russo, disse Merkel. Fonte: Dow Jones Newswires.