A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, está disposta a voltar a conversar com o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, se ele quiser, afirmou hoje o porta-voz da líder alemã, Steffen Seibert.

continua após a publicidade

“Claro que ela está aberta para conversas se Tsipras expressar esse desejo”, disse o porta-voz. Seibert, no entanto, demonstrou cautela ao citar a surpreendente decisão da Grécia de realizar um referendo no próximo dia 5 sobre as medidas de austeridade exigidas pelos credores do país para liberar novo auxílio financeiro.

Segundo Seibert, o governo da Alemanha sempre quis manter a Grécia na zona do euro e é essa a situação atual e, para Merkel, é crucial que a zona do euro mostre solidariedade, mas também “responsabilidade própria”.

Um porta-voz do Ministério de Finança da Alemanha, por sua vez, disse que os alemães não têm motivos para se preocupar com a atual situação da Grécia e mencionou a baixa exposição dos bancos da Alemanha à Grécia. “Isso não terá qualquer impacto para o povo alemão ou poupadores”, disse Martin Jäger, porta-voz do ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schäuble.

continua após a publicidade

A Alemanha é um dos maiores credores da Grécia e insiste que Atenas faça reformas antes de receber nova ajuda. De acordo com Jäger, Schäuble também se dispõe a se encontrar com o colega grego de pasta, se Atenas se manifestar. Jäger comentou ainda que a decisão da Grécia, anunciada no fim de semana, de adotar controles de capitais é “justificada e necessária”.

A parte da zona do euro no atual programa de ajuda da Grécia, que tem valor total de 245 bilhões de euros, vence nesta terça-feira. Também amanhã, Atenas tem uma dívida de 1,55 bilhão de euros a saldar com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade