O governo da Alemanha e os dois maiores partidos de oposição disseram que concordaram em nomear conjuntamente Joachim Gauck como o candidato para presidente do país.
A chanceler alemã Angela Merkel disse hoje que o seu governo de coalizão de centro-direita e a oposição de centro-esquerda vão apoiar o nome de Gauck, um ex-ativista de direitos humanos da antiga Alemanha Oriental.
Gauck foi inicialmente proposto pelo partidos Social Democrata e Verde, ambos de oposição, mas o nome do ex-ativista de 72 anos também encontrou respaldo na coalizão do governo Merkel.
O presidente Christian Wulff, que pertence ao partido conservador União Democrata Cristã, o mesmo de Merkel, renunciou na sexta-feira depois de estar sob pressão após acusações de que teria recebido favores de amigos quando ainda era governador do Estado da Baixa Saxônia.
O novo presidente será eleito por uma assembleia especial no mês que vem. O presidente da Alemanha desempenha essencialmente um papel cerimonial na vida política do país.