Merkel diz estar aberta a novas negociações com a Grécia após referendo

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que está aberta a novas negociações com a Grécia depois do referendo marcado para domingo. No entanto, o vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, alertou que a vitória do “não” será um voto a favor da saída do país da zona do euro.

“Se o governo grego – depois do referendo, por exemplo – pedir mais negociações, nós com certeza não vamos evitá-las”, disse Merkel. A chanceler insistiu, porém, que ela e outros líderes europeus não recuarão das reformas exigidas da Grécia em troca de mais assistência financeira.

Merkel declarou que a união econômica e monetária da Europa depende dos princípios de “autoesforço e solidariedade”. “Se esses princípios não forem mantidos, estou profundamente convencida, o euro vai fracassar e nós não queremos isso”, afirmou Merkel. As declarações foram feitas após uma reunião emergencial sobre a Grécia com líderes partidários e parlamentares alemães.

O vice-chanceler Gabriel mostrou uma postura mais dura com relação ao impasse da Grécia. Se o povo grego votar “não” no domingo, “será uma decisão clara contra a permanência no euro”. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo