Membros de tribos que lutam contra as tropas do Iêmen derrubaram um avião de combate a norte de Sanaa nesta quarta-feira, segundo testemunhas e fontes nas tribos. O avião foi atingido perto de Arhab, 40 quilômetros ao norte da capital, onde membros das tribos armados combatem a força de elite Guarda Republicana.
A Guarda Republicana é comandada por Ahmed, irmão do presidente Ali Abdullah Saleh. O avião caiu na vila de Beit Azar e o piloto foi ejetado e capturado por membros da tribo. Houve vários ataques aéreos na área tribal de Arhab após um general e seis soldados serem mortos no domingo em confrontos entre membros de tribos e a Guarda Republicana.
O general Abdullah al-Kulaibi foi morto em um ataque de membros de tribos contrários a Saleh na cidade de Nihm, segundo o Ministério da Defesa. Quatro dos agressores foram mortos durante o ataque à base militar, a 60 quilômetros da capital iemenita.
Saleh sofre pressão internacional para renunciar ao poder e permitir eleições. Ele retornou ao país na semana passada, gerando uma onda de violência que deixou vários mortos. As informações são da Dow Jones.