Samir Kantar, um libanês condenado por liderar um dos mais conhecidos ataques a Israel, foi morto em um ataque aéreo realizado pelos israelitas perto de Damasco, capital da Síria, informou o grupo Hezbollah neste sábado. Kantar havia passado quase três décadas em uma prisão em Israel.

continua após a publicidade

De acordo com o Hezbollah, além de Kantar, outras oito pessoas foram mortas no ataque realizado em Jaramana, no subúrbio da capital síria, na noite de sábado. Segundo a emissora Al-Manar TV, dois aviões de Israel violaram o espaço aéreo da Síria e dispararam quatro mísseis de longo alcance em um prédio residencial.

O ministro de assuntos estratégicos de Israel, Yuval Steinitz, disse não lamentar a morte de Kantar, mas não comentou as acusações de que o país seria o responsável pelo ataque. “Se alguma coisa aconteceu a ele, acho que nenhuma pessoa civilizada pode lamentar. Mas eu fiquei sabendo do ocorrido por meio da mídia internacional e não posso fazer uma declaração concreta sobre isso”, disse ele. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu não comentou os ataques.

Aviões de Israel realizaram diversos ataques à Síria nos últimos anos, e raramente o país confirma seu envolvimento. No entanto, a morte de Kantar seria a primeira vez que Israel ataca uma figura importante na Síria desde que a Rússia iniciou operações militares em apoio ao presidente Bashar Assad.

continua após a publicidade

Kantar foi o militante libanês que ficou mais tempo preso em Israel e foi libertado em 2008, junto com outros quatro membros do Hezbollah, em troca pelos corpos de dois soldados israelenses capturados em 2006. Fonte: Associated Press.