Meios-irmãos de Saddam serão executados no Iraque

Cinco ex-integrantes do governo Saddam Hussein, incluindo dois meios-irmãos do ditador, serão executados dentro de um mês, após serem entregues a autoridades iraquianas por militares dos Estados Unidos, afirmou hoje uma fonte oficial.

O grupo, transferido para custódia iraquiana na manhã de ontem, estava entre os 206 detentos ainda mantidos pelas forças norte-americanas antes da retirada militar dos EUA do Iraque, prevista para o fim do ano.

Um porta-voz do Ministério da Justiça afirmou que os cinco devem ser mortos em até um mês. “Entre eles está Watban Ibrahim Hassan e Sabawi Ibrahim al-Tikriti”, meios-irmãos de Saddam, disse o porta-voz. Também devem ser executados o ex-ministro da Defesa Sultan Hashem Ahmad e os ex-generais Hussein Rashid al-Tikriti e Aziz Saleh Numan. Os cinco foram sentenciados à morte em diferentes julgamentos.

Saddam foi deposto em 2003, com a invasão liderada pelos Estados Unidos. Ele ficou três anos em Camp Cropper, até ser executado em dezembro de 2006. As informações são da Dow Jones.