O acesso à Mesquita Al-Aqsa, em Jerusalém, foi restringido hoje por autoridades israelenses. A intenção é evitar manifestações em apoio ao levante no Egito pelo fim do governo do presidente Hosni Mubarak, segundo a polícia de Israel. “Nesta sexta-feira nós estamos proibindo o acesso ao local para homens com menos de 50 anos de idade com documento de identidade israelense”, afirmou o porta-voz da polícia Micky Rosenfeld à France Presse.
A ordem valia para árabes-israelenses e para palestinos que vivem em Jerusalém Oriental, segundo o porta-voz. Todos os palestinos da Cisjordânia também foram barrados, mesmo aqueles com documentos israelenses.
Rosenfeld disse que a polícia reforçou suas posições na Cidade Velha, a fim de evitar manifestações violentas hoje após as orações. Houve registros apenas de incidentes esporádicos no bairro de Ras Al-Amoud, onde jovens lançaram pedras em policiais, que responderam com gás lacrimogêneo, informaram correspondentes da France Presse. As informações são da Dow Jones.
