Médicos informaram nesta terça-feira que o senador norte-americano Edward M. Kennedy tem um tumor no cérebro, no lobo parietal esquerdo. Este tumor maligno causou a convulsão que o político teve no sábado. Os resultados preliminares da biópsia realizada no senador por Massachusetts identificaram o problema. O tratamento será decidido após outros exames, mas o procedimento usual é uma combinação de radiação e quimioterapia. Com 76 anos, Edward Kennedy, conhecido pelo apelido Ted, é irmão do ex-presidente John F. Kennedy.
"Ele não teve outras convulsões, permanece em uma boa condição geral, fica em pé e anda pelo hospital", informou comunicado divulgado por Lee Schwamm, vice-diretor do Departamento de Neurologia do Hospital Geral de Massachusetts, e por Larry Ronan médico de Kennedy. Segundo eles, o senador permanecerá no hospital "pelos próximos dois dias", de acordo com a rotina para esses casos. "Ele permanece com uma boa vitalidade e cheio de energia.
Ted Kennedy tem um neuroglioma maligno, um tipo de câncer que atinge 9 mil norte-americanos todo ano. É uma variedade comum em adultos. A gravidade do problema ainda será melhor apontada com exames posteriores. Kennedy é uma figura importante no Partido Democrata. Ele foi eleito pela primeira vez em 1962. O irmão mais velho dele, Joseph, morreu em um acidente de avião na 2.ª Guerra Mundial. O presidente John Kennedy foi assassinado em 1963 e seu irmão Robert, em 1968.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)