O mediador internacional para a Síria, o argelino Lakhdar Brahimi, conversou neste domingo com três representantes da oposição armada, que pediram para que ele pressione o regime de Bashar al Assad para interromper os bombardeios aéreos.

continua após a publicidade

O porta-voz do Exército Nacional Sírio (ENS), Qasem Saadedin, disse à Agência Efe que o enviado especial da ONU e da Liga Árabe conversou na manhã de hoje com ele e os comandantes do grupo em Damasco e Aleppo, Khaled Lahbus e Abdelyabar Akidi, respectivamente.

Brahimi, que se encontra atualmente na capital síria, falou com os dirigentes rebeldes por meio da internet, já que eles estão escondidos em algum lugar dentro do país para evitar que as forças do regime os localizem.

“Pedimos a Brahimi que pressione o regime sírio para que detenha os bombardeios aéreos e explicamos que Bashar al Assad não respondeu a nenhum dos seis pontos da iniciativa de Kofi Annan”, antecessor do argelino no cargo, explicou o coronel Saadedin, comandante dos insurgentes em Homs.

continua após a publicidade

 

Brahimi, que chegou quinta-feira em Damasco, está realizando sua primeira visita à Síria desde que assumiu o cargo, em 1º de setembro. Ontem, o enviado da ONU se reuniu com Assad e ressaltou a ameaça que a crise síria representa para a região e o mundo.

continua após a publicidade

 

Saadedin acrescentou que Brahimi conversou hoje com os rebeldes sobre a situação geral no país e o “sofrimento do povo sírio pela repressão das forças governamentais”.

Em 6 de setembro, vários grupos insurgentes, entre eles a principal seção do Exército Livre Sírio (ELS), anunciaram a formação do Exército Nacional Sírio (ENS), que pretende unificar a luta armada contra o regime.