O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, anunciou que na próxima semana viajará para a Colômbia, considerada por ele o principal aliado de seu país na América do Sul.
"Quero ir à Colômbia, porque ela é um aliado vital em nossa luta contra o tráfico de drogas", disse McCain, que está na Califórnia.
O senador pelo Arizona confirmou nesta terça-feira (24) a visita e falou que a viagem será paga por seu comitê de campanha.
Em declarações à imprensa de Riverside, McCain recordou que, segundo estatísticas de seu país, "uma grande parte da cocaína que chega aos Estados Unidos vem da Colômbia".
O governo de Bogotá recebe ajudas milionárias de Washington para combater os grupos narcotraficantes e as guerrilhas paramilitares, segundo o Plano Colômbia.
Entretanto, o Tratado de Livre Comércio assinado pelos dois países em novembro de 2005 segue na gaveta do Congresso norte-americano.
A oposição democrata é a responsável pela recusa do acordo, pois questiona a política colombiana em relação aos direitos humanos.