O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Tom Donilon, afirmou que o material apreendido no complexo onde Osama Bin Laden foi morto, no Paquistão, representa o maior volume de documentos de inteligência já reunido por um único terrorista.
Segundo Donilon, a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) acredita que a quantidade de documentos poderá ser do tamanho de uma pequena biblioteca.
O conselheiro afirmou que os EUA não podem considerar que a Al-Qaeda esteja estrategicamente derrotada. Ele declarou, no entanto, que o país alcançou um marco importante na luta para derrotar a organização terrorista.
Donilon afirmou ainda que o egípcio Ayman al-Zawahri, um possível sucessor de Bin Laden no comando da rede terrorista Al-Qaeda, não é nem de longe o líder que Bin Laden era, mas que a ameaça continua.
As declarações do conselheiro foram feitas aos programas “Meet the Press” e “State of the Union” das redes de televisão norte-americanas NBC e CNN, respectivamente. As informações são da Associated Press.