Marinha colombiana diz que dez membros das Farc se entregaram

Um grupo de dez supostos membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se entregou hoje para as autoridades do país, segundo a Marinha colombiana.

Dentre os supostos guerrilheiros estaria uma mulher, um menor de idade e o chefe do grupo especial “Frente 30”, Jaime Rentería Mosquera, que opera na costa colombiana.

Um comunicado do órgão atesta que o guerrilheiro teria dito: “Estas são minhas armas, estes são meus homens e estamos cansados da guerra”.

O grupo passará a integrar o Programa de Atenção à Desmobilização do governo, que acolhe integrantes de guerrilhas que decidem por conta própria deixar a luta armada. Já o menor de idade será encaminhado ao Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar.

Os supostos guerrilheiros entregaram às tropas do governo duas metralhadoras, seis fuzis AK-47, 13 morteiros, um lança-granadas, meia tonelada de explosivos e duas lanchas, entre outros artefatos.

A Marinha colombiana afirmou que a ação do grupo foi resultado da pressão exercida contra a “Frente 30” das Farc que incluiu a morte do chefe do grupo, Jorge Neftalí Umenza Velasco, ou Mincho, em 20 de outubro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo