Marine Le Pen, candidata da extrema-direita à eleição presidencial da Franca, se recusou nesta terça-feira a colocar um véu para se reunir com o mufti da República do Líbano em Beirute, depois que seus assessores pediram para ela usar um lenço.

continua após a publicidade

Le Pen, que faz uma visita de três dias ao Líbano esta semana, estava programada para se encontrar com o Grande Mufti Muçulmano Sunita, o xeique Abdel-Latif Derian na manhã de terça-feira.

continua após a publicidade

Pouco depois de ter chegado ao escritório, um de seus assessores tentou colocar um véu branco em Marine, que se recusou veementemente.

continua após a publicidade

Le Pen disse que tinha se encontrado no passado com o grande mufti de Al-Azhar do Egito, um dos principais clérigos sunitas do mundo, sem o véu. Le Pen conheceu o Grande Imam de Al-Azhar, Ahmed al-Tayeb, em 2015 e fotos do encontro mostram ela sem o véu.

Após o encontro, o mufti divulgou um relatório dizendo que o uso do véu era um protocolo a ser seguido. “O escritório do mufti lamenta esse comportamento inadequado em tais reuniões”, disse o comunicado.

Le Pen disse que ela já havia informado que não usaria o véu e que mesmo assim a reunião foi mantida, “o que deu a entender que não haveria problema”, acrescentou a candidata. Fonte: Dow Jones Newswires.