A candidata do partido de extrema-direita Frente Nacional às eleições presidenciais francesas, Marine Le Pen, afirmou neste domingo que o euro é “uma faca presa nas costelas” da população francesa durante um comício em Bordeaux, no sudoeste francês. Durante o comício, Le Pen prometeu tirar a França da zona do euro caso ganhe as eleições.
Para a líder da Frente Nacional, as eleições podem anunciar uma “mudança na civilização”. Ela ainda prometeu retornar com o franco e aumentar impostos sobre importações e para empresas que contratarem estrangeiros.
Durante o comício, Le Pen criticou o fundamentalismo islâmico e disse que irá combatê-lo “intransigentemente”. A candidata também criticou os véus usados por algumas mulheres muçulmanas, ao afirmar que “as meninas na França devem ser capazes de se vestirem como quiserem”.
Segundo a maioria das pesquisas de intenção de voto, Le Pen lidera a corrida eleitoral no primeiro turno, que ocorre em 23 de abril. No entanto, a candidata perde para o centrista Emmanuel Macron nas simulações de segundo turno entre os dois.