Dezenas de milhares de pessoas marcharam pela capital da Espanha neste sábado para expressar seu apoio ao Partido Podemos, que tem como objetivo replicar em seu território a recente vitória dos radicais de esquerda do Syriza na Grécia.
Os manifestantes passaram pelo centro de Madri. A manifestação foi encerrada na simbólica Porta do Sol, onde tiveram início os protestos do movimento “indignados”, quatro anos atrás.
O Podemos organizou uma marcha quatro semanas atrás como uma demonstração de força antes das eleições locais nos próximos meses e das eleições gerais, que acontecerão em novembro e dezembro.
Mas o significado da marcha aumentou desde a semana passada, quando o Syriza, que assim como o Podemos, se opõe diretamente a cortes no orçamento – venceu a eleição geral na Grécia.
A vitória fez do Syriza o primeiro movimento populista a assumir o poder num país da zona do euro desde a profunda crise política e econômica que atingiu a região após a crise de 2008.
“O povo grego venceu na Grécia”, disse o líder do Podemos, Pablo Iglesias, professor universitário de 36 anos. “Precisamos de sonhadores que se atrevam a defender os pobres e lutem contra os ricos. Precisamos de Quixotes”, acrescentou ele, numa referência ao famoso livro espanhol do século 17, Dom Quixote de La Mancha.
Grupos de partidários chegaram cedo a Madri de todo o território espanhol, em ônibus pagos pelo Podemos. Eles agitavam bandeiras republicanas espanholas – numa demonstração de rejeição à monarquia – assim como bandeiras da Grécia e de regiões da Espanha. Fonte: Dow Jones Newswires.