Centenas de manifestantes ocupam hoje as ruas de Trípoli para pedir o fim do regime do governante líbio Muamar Kadafi. Pedindo anonimato, uma testemunha disse que houve enfrentamentos entre manifestantes a favor e contrários a Kadafi, na praça Verde da capital da Líbia. Não há informações sobre feridos nesta sexta-feira.

continua após a publicidade

Segundo a rede Al-Jazira, há mais de mil pessoas se manifestando contra Kadafi em Trípoli. Já eram esperados protestos para esta sexta-feira, tradicional dia de orações muçulmanas. Muitas pessoas saíram das mesquitas direto para os protestos, gritando “Kadafi é o inimigo de Deus”, informa a televisão do Catar em seu site.

Kadafi está no poder há mais de quatro décadas, mas enfrenta desde meados de fevereiro uma onda de protestos pedindo o fim do regime. Segundo a agência Associated Press, forças leais a Kadafi lançaram gás lacrimogêneo contra manifestantes em Trípoli na tentativa de dispersar a multidão, mas os opositores se reagruparam para seguir protestando.

A Al-Jazira informa ainda que algumas agências de notícias dizem que há uma perseguição aos jornalistas estrangeiros cobrindo os protestos, com guardas tentando bloquear os movimentos desses repórteres.

continua após a publicidade

Além dos protestos, há confrontos no país em algumas cidades, entre elas Ajdabiya. Partidários da oposição dominam o leste líbio, mas Kadafi segue no controle na capital. Segundo a rede do Catar, as forças leais ao governante lutam para assegurar o controle da zona no entorno de Trípoli, criando uma área de segurança para o domínio oficial. Já os rebeldes dizem que pretendem avançar até Trípoli para derrubar Kadafi. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.