Egito

Manifestantes pró e contra Mubarak entram em confronto

Manifestantes a favor e contra o governo do Egito entraram em confronto hoje na Praça Tahrir, no centro do Cairo. Na área, milhares de pessoas que pedem o fim do regime do presidente Hosni Mubarak estão em vigília há dias. Partidários de Mubarak, porém, também realizam hoje uma manifestação na capital do país. Um repórter da Associated Press observou pessoas dos dois lados se atacando com paus. Algumas pessoas ficaram feridas.

O plano da oposição egípcia de realizar um grande protesto contra o regime na próxima sexta-feira foi mantido, afirmou hoje um importante organizador do evento. A ação ocorre apesar da ordem do Exército para que as pessoas retornem para suas casas. Ontem, o presidente Hosni Mubarak afirmou que não pretende tentar a reeleição, em setembro. Mubarak, de 82 anos, está no poder desde 1981. Os oposicionistas, porém, querem que ele renuncie imediatamente.

O compromisso de Mubarak de deixar o poder em setembro não é suficiente e ele deve deixar o cargo imediatamente, afirmou hoje o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que já se manifestou anteriormente a favor dos manifestantes. “O povo (egípcio) espera uma decisão muito diferente de Mubarak”, disse Erdogan a jornalistas turcos durante uma visita ao Quirguistão, segundo o canal de televisão NTV. “A atual administração não inspira confiança até agora, já que a mudança democrática buscada pela população está em questão.” As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna