Manifestantes nos EUA organizam apoio a democratas

Uma coalizão de grupos progressivos e de diretos civis marchou hoje no Lincoln Memorial e se comprometeu com apoio aos democratas que estão lutando para manter controle do Congresso nos Estados Unidos. Ainda com um mês de campanha pela frente e com o desgosto dos eleitores com a economia, os organizadores do evento esperam que o programa de quatro horas de discursos e entretenimento estimule os ativistas que são cruciais aos democratas com objetivo de manter maioria na Câmara e no Senado. O humor nacional sugere ganho para os republicanos.

Os organizadores, no entanto, insistem que as demonstrações são apartidárias. Dizem que a mensagem é sobre criação de postos de trabalho, qualidade na educação e justiça. Mas grandes organizações, como o sindicato AFL-CIO, tendem a dar suporte para candidatos democratas.

No discurso que abriu o evento “Uma nação trabalhando junta” no National Mall, o apresentador da MSNBC Ed Schultz culpou os republicanos por terceirizarem empregos para fora do país e por cerceamento de liberdade. “Este é um momento de definição na América. Você é americano? Agora não é hora de recuar. É hora de lutar pela América”, disse ele, ao público.

Mais de 400 organizações – sindicatos, religiosos, ambientalistas e grupos de direitos gays – participaram do evento. O presidente Barack Obama passa o final de semana em Camp David, casa de campo em Maryland. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo