Os manifestantes de oposição ao governo da Tailândia devolveram ao controle das autoridades o aeroporto internacional de Suvarnabhumi, após uma ocupação que durou oito dias. De acordo com o líder dos manifestantes, Somkiat Pongpaibul, uma cerimônia de entrega do aeroporto foi realizada às 9h (hora local) pelo general Chamlong Srimuang, um dos fundadores da Aliança Popular pela Democracia, o principal grupo de mobilização contra o governo do primeiro-ministro Somchai Wongsawat. “Voltaremos quando a nação precisar de nós”, acrescentou Pongpaibul.
Os manifestantes prometeram liberar também o aeroporto doméstico, Don Mueang, e uma funcionária do órgão que supervisiona os aeroportos disse que muitos deles já deixaram o local. Cerca de 300 mil estrangeiros estavam há uma semana sem poder sair da Tailândia devido ao bloqueio.
A paralisação dos dois aeroportos de Bangcoc, o internacional e o doméstico, foi o ponto culminante de uma mobilização popular que ganhou força em agosto e resultou ontem na destituição de Wongsawat pela Suprema Corte. O Partido do Poder Popular (PPP), de Wongsawat, e duas legendas aliadas foram indiciadas por compra de votos nas eleições de dezembro de 2007. O premiê e outros 59 condenados agora estão inelegíveis por cinco anos. As informações são da Dow Jones.