O primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, ganhou por margem estreita um voto de confiança no Parlamento da Itália nesta quarta-feira, um resultado equivalente à aprovação do pacote de austeridade do governo de € 54 bilhões. A Câmara dos Deputados, a Câmara Baixa, deverá votar sobre o pacote ainda hoje. Decisão gerou confrontos entre manifestantes e polícia nos arredores do Parlamento italiano nesta quarta-feira (14).
Uma derrota no voto de confiança significaria um colapso do governo de Berlusconi e a convocação de eleições antecipadas ou de um governo interino.
O pacote que prevê cortes de gastos e aumentos de impostos é destinado a acalmar os mercados e evitar que a Itália se torne vítima da crise da dívida na Europa.
O governo italiano viu seus custos para tomada de empréstimos subirem para níveis quase desastrosos nas últimas semanas.
O spread (retorno ao investidor) entre os bônus do governo italiano e seus equivalentes alemães superaram 4 pontos porcentuais no início da semana pela primeira vez desde que o euro foi lançado em 1999.