Mais de 3 mil manifestantes gritando “Tiras, Porcos, Assassinos” marcharam nesta terça-feira (23) por Atenas, em meio ao temor por causa da violência no país desde a morte de um jovem por policiais. Mais cedo, tiros foram disparados em um ônibus da polícia antidistúrbio em Atenas. Nenhum dos 19 policiais a bordo foi ferido, segundo autoridades, porém há o temor de que a violência contra a polícia piore.
A polícia informou que o ônibus foi atacado quando passava por um campus universitário. Autoridades recolheram fragmentos de duas balas 7.62 milímetros. Pela lei grega, a polícia não pode entrar dentro das universidades sem uma aprovação especial das autoridades acadêmicas ou de um promotor de Justiça.
A morte de Alexandros Grigoropoulos, no dia 6, foi o estopim para os piores tumultos na Grécia em décadas. Centenas de lojas foram danificadas ou mesmo destruídas por todo o país. A capital estava calma desde a noite de sábado.
A marcha deixou muitas lojas de Atenas fechadas. Um grupo de jovens virou um carro da polícia, porém o incidente terminou sem mais violência. Outro protesto está previsto para ocorrer amanhã na principal área de comércio da cidade.